sábado, 2 de outubro de 2010

DICAS DE ETIQUETA


1. Ao arrumar a mesa, coloque os copos sempre acima do prato, da metade para à direita em ordem de tamanho decrescente. Na maioria dos conjuntos de cristais, os copos diminuem de tamanho nesta ordem: água, vinho tinto e vinho branco. Quando a dona da casa ou a empregada serve a bebida, faz isso pela direita. Essa disposição evita que a garrafa bata nos copos mais altos.
* Agora, você pode convidar seus familiares para degustar um jantar maravilhoso!!!

2. O pratinho, do tipo sobremesa, que é colocado sob o pires com a xícara deve ficar na direção de quem toma o café, afastado no máximo 5 centímetros da borda da mesa. O objetivo dessa arrumação é evitar que migalhas de pães, frios, queijos ou bolos caiam sobre a toalha. O pires com a xícara é colocado um pouco acima do prato, à direita.
* Esta dica é ótima para quem vai receber visitas em casa e quer impressionar!!!

3. Antes de dispor os convidados à mesa, primeiro defina o lugar dos anfitriões. O homenageado fica à direita deles. Se um casal convida e arca com a despesa num restaurante, a regra é igual. A norma geral é intercalar homens e mulheres. Separam-se os casais, um pode ficar de frente para o outro. O objetivo é promover a conversa. Mas namorados novos podem se sentar lado a lado. Em almoços de negócios também se pode fugir à regra. De acordo com interesses profissionais, dois homens ou duas mulheres podem ficar juntos à mesa. O que não se usa é alinhar o grupo feminino de um lado da mesa e o masculino de outro.
* Vamos promover a conversa à mesa!!!



PODE OU NÃO PODE?

Há algumas regras básicas sobre o que se pode ou não pode fazer em RESTAURANTES

  • Provar pratos dos outros NÃO pode
  • Servir-se de bebida deixada na mesa pelo garçom PODE
  • Pedir descrição de vários pratos ao maître PODE
  • Retocar o batom sentada à mesa NÃO PODE
  • Recusar o couvert DEPENDE. Se está jantando a convite de alguém, não. Senão, PODE


BOA DESCULPA

Sabe porque os vinhos tintos em geral deixam uma leve sensação de secura na boca? Isso se deve ao tanino, substância presente na casa das uvas. Como os vinhos tintos são feitos com uvas fermentadas com casca, apresentam mais tanino do que os brancos, produzidos sem ele. Essa característica é uma excelente desculpa para bebê-los, já que o tanino é apontado como capaz de ajudar a diminuir o nível de colesterol no sangue.



Curiosidade

Caipirinha Japonesa

Modo de preparo
Coloque numa jarra dois limões cortados em pedaços pequenos e amasse-os com duas colheres de açúcar até extrair todo o suco. Junte 200 ml de saquê e gelo a gosto. Sirva gelada em copos de aperitivo.
Rendimento: 2 copos (aperitivo).

Faça, é uma DELÍCIA!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário